domingo, 4 de dezembro de 2011

Como se fazem cadernos!

Para que você conheça um pouco do nosso dia-a-dia, vamos mostrar como se faz o caderno universitário na Tilibra. Tudo começa com o processamento das bobinas de papel  que chegam à nossa fábrica. Elas pesam aproximadamente uma tonelada e são produzidas com papel fabricado no Brasil e de empresas certificadas com a Norma ISO 14001.



As bobinas vêm de fabricantes certificados com ISO 14.001



As divisórias intercalam as folhas pautadas 



O caderno é cortado e perfurado


Essas bobinas são colocadas em máquinas pautadeiras para que seja iniciado o processo de fabricação dos cadernos. O processo é todo automático. O primeiro passo é a pautação das folhas, aquelas linhas azuis que a gente usa para escrever.
Depois de pautado, o papel é cortado em folhas, que vão formar o miolo do caderno.



Capa, contra-capa, divisórias e cartela de adesivos são acrescentados ao caderno



Tudo se une com a espiral


As folhas são intercaladas e rodam por uma esteira, onde irão receber as divisórias, separadores que dividem as matérias dentro do caderno. Na seqüência, os miolos são cortados e perfurados, e ficam aguardando para receber a capa, a cartela de adesivos, a bolsa plástica e a contracapa.


Tudo junto, é hora de espiralar o caderno, que vai para a embalagem e depois é encaixotado para seguir seu destino: as melhores lojas de papelaria do país!


 
Os cadernos são embalados em pacotes


A Tilibra tem capacidade de fabricar, por dia, mais de 700 mil cadernos. Para atender a temporada do Volta às Aulas no Brasil, que começa em fevereiro, a empresa inicia a fabricação em setembro. Após o Volta às Aulas no Brasil, a Tilibra passa a fabricar para países do Hemisfério Norte. Portanto, nossa produção de cadernos nunca pára!



E embalados em caixas de papelão


Fonte: http://www.tilibra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário